22 de novembro de 2011

Lazarus IDE -- A pantera da velocidade

Muitos hoje em dia procura a evolução do Delphi, que mudou de objetivo que utiliza a plataforma .NET, e não querem abandonar seus projetos já existentes porém certamente podemos dar uma sobrevida, antes de decidir trocar de tecnologia.

A solução proposta é o Lazarus, uma IDE com interface idêntica ao famigerado Delphi, tenta implementar os componentes tendo a capacidade de porta sua aplicação com algumas adaptações para a linguagem

Como no artigo anterior ao abordar o wxWidgets, era a alternativa nativa e multiplataforma que conheci que tinha o espirito open-source, em muitos casos a licença como a GPL impede de construir um aplicativo para uso comercial.

Lembrando que o Lazarus tenta ao máximo reproduzir o ambiente e desenvolvimento e essas semelhanças acabam por aqui, muitos componetes não tem suporte ou tem componentes totalmente diference com outras abordagens e isso terá que reescrever grandes quantidade para que seja aceitável na IDE.

Tem uma solução legada em clipper para portar para GNU/Linux?

Existe uma solução e deixo aqui a dica, era gerida por uma empresa e não sei que ainda é mantida, é o FlagShip, assim como cobol o Clipper na era DOS tem muitos adeptos. Acredito que a dinâmica de ter um aplicativo texto ao invés baseado em janelas dá velocidade e leveza não exigindo muitos recursos computacionais para nesta era.

Desfecho

Agora que já soltei meu combo, estou fechando o artigo, espero que tenha gostado pois pode ser o inicio da caminhada de antes de decidir que mantém opções legadas em seu portfólio.

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...