21 de novembro de 2011

Python e Ruby são irmãos camaradas

Shell é uma praia para sysadmin, o que dá flexibilidade e agilidade

As diferenças das entre linguagens python e ruby é quase invisível e no fundo são linguagens scripting, colocando em pratos limpos, linguagem de scripting é interpretada, ou seja, executada na hora sem necessidade de compilar porém para isso necessita do código fonte. Scripiting também conhecido como batch, são famosos para executar algumas tarefas repetitivas, mas no casos são linguagem completas cheias de recursos não só cabendo a fazer pequenas validações e chamar conjunto em sequencias automaticamente

Ruby assim como Python tem escrita simples, é um as melhores ideias em linguagem e qual foi fortemente inspirado no Python, faz a economia milhares de linhas de código para solucionar um determinado problema. Como nasceu de apanhados de ideias bacanas de outras linguagens,está sendo a linguagem muito requisitada no momento mas sua reputação está sendo formada não por sua linguagem e sim sua extensão para criação de aplicativos para internet chamado Rails, sem este o ruby não teria a atenção que está tendo hoje em dia. Ele está corrigindo muitos bugs para aumentar o seu desempenho igualando ao python e mesmo o java e seu ponto forte, segundo seus desenvolvedores, é ser totalmente orientada a objeto onde toda declaração é herdada da classe Objetct.

O Python também tem particularidades, como as encadeamento de comando, o que corresponde a identação do texto, como os comandos de laços de repetição, condicionais e palavras reservadas termina com ":" no termino da sentença de condicionais, laços e repetidores.

Isso tem agradado muitos desenvolvedores ao redor do mundo, seu cunho é a redução o tempo gasto decorrente a quantidade de texto no projeto e rendendo produtividade. Não é a toa que muitos desenvolvedores estão sugerindo o uso destas para projetos de pequeno e médio porte para utilizarem.

Ambas delas utiliza uma leitura natural o que facilita o entendimento e uma coisa interessante que elas trabalha tipagem dinâmica, a tipagem dinâmica você não precisa declarar que tipo de dados que ela pode armazenar e muitas outras características.

Os custos de elaboração diminui fazendo um preço mais competitivo em relação soluções para o mundo corporativo entretanto tem boas bases e casos de sucessos. Diante de muitos gerentes saltam os olhos mas falta de conceituação solidas e esta tendencia está sendo mudada.

E o Shell?

O Shell não deveria estar neste artigo, porém é muito requisitado para scripting, se quiser saber mais sobre shell conheça o blog do Aurelio, que tem um link em um artigo anterior.

Abraços e até o próximo artigo!

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...