28 de novembro de 2011

Media center

IMG_0128

Este artigo é uma extensão do artigo "Organizando seu acervo", nele vou tratar sobre montagem de um centro de mídia e abordagem de algumas tecnologias de mídia. Hoje em dia está se popularizando o meio de distribuição de enterimento, tais como músicas e filmes, via internet. No exterior é uma realidade e enquanto para nós é inviável por motivos alheio a exploração de nicho.

A primeira vista, parece que esse povo não se cansa de reinventar coisa que já existe e vender com outro nome para dar sensação de novo. Então escrevo uma linha de pensamento para a melhor solução para investir em sua sala de visita

Era uma vez... Streaming

Num tempo não muito distante, já em meados de meados de 1998, já tinha soluções de streaming ao vivo, em sua época extremamente inviável com total dependência de evolução que somente acordou para o aquecimento muitos anos depois. Tinha viabilidade na época apenas rádio onlines e alguns bravos canais de televisões e ainda hoje tem deles pelo mundo afora que são chamado de IPTV

A evolução chega até operadora de TV a cabo, oferecendo um box ligado a sua internet banda larga. Até a chegada de uma empresa que revolucionou os conceitos de produção abrindo espaço para armadores e produções independentes, o youtube, nos primeiros anos era incerto o produto . Um outro stream que emergiu, mas não entra na jogada, é o de telefonia com o veterano Skype, oferecendo conversa grátis para usuários de seu aplicativo e posteriormente abriu um concorrência com preços extremamente baixos que as telecom praticavam. Hoje ainda se pratica estes preços, disfarçados com promoções intermináveis para barrar o avanço da telefonia voIP e mesmo com promoções o voIP ganha em diversos aspectos.

Boxes mais falados

Vamos falar da Apple, no principio, as tecnologia que já estava disponível antes mesmo do lançamento foi falado anteriormente. Abordaremos o AppleTV a solução da maça nada mais é um box rodando sistema embarcado que é praticamente o mesmo no iPhone, com HD, com acesso a iTunes Store, a mesma usada para os aplicativos do iPhone, semelhante ao esquema PPV(pay-per-view), chamado on demand, mas você compara a obra e fica em seu disco rígido. Tem total integração com produtos da marca, portanto pode ter dificuldade fazer equipamentos de outras marcas, foi homologado para venda no mercado brasileiro nesta semana, conforme anunciado no Meiobit.

O GoogleTV, também está na dança e escorrega um pouco... mas está bastante promissor, devido seus parceiros não estão abandonando o projeto, como ainda brotando no mercado norte-americano vai demorar um pouca para chegar em nossas bandas.

Já nos console para uso como media center tem boa aceitação mas o seu objetivo é outro, pode ser usado para solução, dispensa apresentações.

Isso ficaria sem graça que você não tiver que montar o seu próprio box, uma solução livre, vá ao "micreiro" de sua confiança e peça um hardware bom em um barebone e instale o XBMC e conecte no seu telão de LED 52", é uma brincadeira sobre o telão já não precisa de tudo isso, pelo menos utilizar a entrada HDMI para ter um boa imagem e abaixo deixo uma apresentação do XBMC:

Soluções off-the-box

Estas soluções são até independentes no equipamento que o cliente usa, o comentado neste tempo é o NETFLIX, é uma locadora de filmes pelo correio(somente EUA) que resolveu expandir seu ramo de atuação fazendo entrega on demand ou streaming via web, está caindo no gosto do povo, e desembarcou no nosso país recentemente. é cobrado pelo serviço com preço sedutor.

As smartTV estão na arena disputando a preferencia pela vantagem de comunicar com PC em sua mesa dispensando um media center, isso implica as vezes em gargalos em seu desempenho já que não existe um hardware dedicado para tal e provavelmente armazenamento para acesso na smartTV. Como toquei no assunto de smartTV segue um media server também opensource para você assistir seus vídeos nela e nos consoles, projetado inicialmente para PS3 e suporta uma variada gama de dispositivos compatíveis, vai lá e confira PS3 media server.

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...