26 de novembro de 2011

NAS -- Este é para guardar!

Vou começar este artigo defindo o jargão, para que possamos entrar no contexto mais profundos:

Wikipédia
Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de arquivos dentro de uma rede, provendo acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede.

Em ambiente doméstico, está emergindo pois armazenamento de filmes e musicas "on demand", não é privilégio somente do computador e agora seu aparelho de som e sua TV querem reproduzir este conteúdo exigindo manter uma solução para este caso tem que estar à disposição e ter um uptime razoável.

Enquanto em ambiente corporativos as coisas são mais sofisticadas, exigindo alta taxa de uptime e também backup para segurança de dados.

A solução aqui apresentada pode ser aplicadas em casa, basta ter um computador velho com uma placa de rede, dispensando monitor, e com disco rígido muito grande para fazer a guarda do conteúdo. Como hoje em dia necessita ao menos 500GB para armazenamento tranquilo é duvidoso que o hardware velho reconheça peças mais recentes e muitos casos incompatíveis.

Cópia avançada de dados

Estarei mostrando duas ferramentas de cópia de dados, uma para Windows, que faz parte do pacote PowerToys da Microsoft, o Synctoy é um aplicativo para sincronia de pastas que analisa as modificações e replica na pasta de dados e é de fácil utilização sendo a única exigência inglês compreender o aplicativo.

Uma outra ferramenta que é o mesmo conceito do Synctoy o equivalente para GNU/Linux, o rsync, utilizado principalmente no console é muito versátil para cópia com diversos mecanismo de verificação de integridade. Baixe-o na sua distro favorita!

Realmente existe uma bala de prata?

Posso deixar aqui um servidor NAS, praticamente ZEROCONF, o Freenas com ele não é nem necessário fazer a instalação do sistema no disco, bastando somente rodar pelo liveCD

Com ele é possível praticamente servir uma grande gama de dispositivos com direito a recursos avançados como o RAID e ZFS

Jargão é um coisa a aprender!

Estou abrindo espaço para falar de jargões abordado no texto para não ficar catando milho espalhado na internet:

  • ON DEMAND: é uma forma de distribuição de conteúdo, onde o usuário escolhe o conteúdo e é disponibilizado para download.
  • UPTIME: é o tempo que o equipamento fica a disposição do usuário, ou seja, ligado.
  • ZEROCONF: é um dispositivo ou software que não requer intervenção manual
  • RAID: Redundant Array Independent Drives, a grosso modo é uma tecnologia de espelhamento de dados entre discos
  • ZFS: Um sistema de arquivo robusto para uso em grande servidores, preferencialmente de missão crítica

Com tudo isso já é o suficiente este assunto introdutório, breve estarei falando de outros esquemas de armazenamento.

[UPDATE]

Corrigido link do SYNCTOY e acresento também a informação que que o servidor NAS consegue integração com dispositivos DLNA bem conhecidos como o PS3, PSP, XBOX e muitos outros aparelhos com o recurso.

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...