20 de setembro de 2006

Existe alternativa ao Delphi/Kylix e outras ferramentas comerciais?

Sim... e posso dizer que ela não é brincadeira

O que é ?

É uma api de componentes gráficos dando a possibilidade de fazer uma aplicações nativas e multiplataforma. Umas das vantagens de uma aplicação nativa é a performance e possibilidade de utilizar em maquinas onde seu hardware e software é limitado, podendo dar flexibilidade para quem desenvolve a aplicação, esta api te dá poder de portar para demais plataformas e sistemas operacionais sem a alteração de uma linha de código sequer.

Recentemente estou me procurando informações a respeito do wxWidgets para elaborar um software como regras findamentais nativo e portáveis, nisso visando a flexibilidade de escolha abrangente de varias linguagens!

C/C++

Incluindo a reputação da linguagem adotada, ela que muitos projetos de sucesso rodam sobre esta, e sua customização lhe permite ir além daquelas linguagem que se escondem atrás de RADs, como o Dephi necessitando de componentes de terceiros para fazer funcionalidades nativas. Para elaborar um projeto com wxWidgets é necessário no minimo compreensão de Orientação a Objeto e conceitos da linguagem.

Ambiente básico

Para se construir uma aplicação gráfica basicamente necessita de um editor de texto. Mas se vem o caso de pelo menos tiver um editor com alguns recursos básicos como o code completation e salvo em último caso utilizar uma ferramenta RAD somente para construções de telas e formulários como o wxDev-C++ para windows e wxGlade para elaborar sobre unix-like ;)

Conclusão

Como é um projeto open source, eu escolhi pela flexibilidade que me proporciona em relação alguns aplicativos pagos e ineficiente para desenvolver aplicativos para desktop e por enquanto está me atendendo muito bem! :D

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...