23 de setembro de 2005

Breve sobre IDEs

Falando em IDEs grátis para a plataformas JAVA é muito avançadas em relação as pagas, pois a cada momento do relases se consta muito features incremental. Falarei das duas principais existente no mercado:

No começo, tinha como introdução no mundo JAVA era o NETBEANS, e apoiado pela SUN Microsystem uma excelente IDE que tem uma facilidade imensa de construção da aplicação, a ultima versão lançada oficialmente é a 4.1 e próxima seria a 4.2, como esta transição está sofrendo muitos melhoramentos os membros da equipe que compõe o Netbeans resolveu ir direto como a 5.0, entretanto sua facilidade de construção visual, deixa a desejar a construção na escrita no qual está sendo reestruturado para a versão 5.0 com diversas melhorias. um principal fator negativo desta IDE é sua expansibilidade de funcionalidades extras, porém se compensa pois a maioria de suas funcionalidades são já integrada a IDE final.

O projeto NETBEANS está em aprimoramento na facilidade de uso, para maior desempenho no qual se apresenta o projeto MATISSE, baseado no JDESKTOP que por sua vez está para ser incluído no MUSTANG na próxima versão do JAVA que é um projeto para novos horizontes de construção de interfaces como redimensionamento dos componentes e demais funcionalidades.

Em seguida falarei do ECLIPSE como de inicio parecia meio perdido com as quantidades de funcionalidades mesmo que somente vem com um super editor de códigos e não sabia explorá-las como um assistente de códigos fantásticos com uma variedades de plugins ao redor no qual pode se estender a qualquer tipo de linguagem existente no mercado, podendo fazer muitas coisas que o Netbeans ainda não é capaz, tempo fui encontrando muitas funcionalidades que me deixou impressionado por suas qualidades. É uma ótima

Enquanto o eclipse, recentemente está recebendo muitos apoio e contribuição para mais funcionalidades existente em seu IDE, como a Nokia, Borland, Oracle, IBM e demais firmas de grandes reputações.

Até.

Nenhum comentário:

Reencontro

Antes de mais nada é preciso saber as condições do reencontro, se é para saudades de um parente distante ou uma lembrança marcante, seja...